Rever e Aprender
Com que Câmera Eu Vou?
REVENDO E APRENDENDO
Há muitas câmeras diferentes à venda, mas qual é a melhor pra você?
A maioria das pessoas começa a estudar com câmeras Reflex de Uma Objetiva. Mesmo no Brasil, elas são conhecidas pela sigla em inglês: DSLR (Digital Single Lens Reflex).
O termo Reflex vem do visor, que usa espelhos para levar a imagem da lente até seu olho.
Há modelos mais em conta e mais caros, e muitas lentes e acessórios disponíveis. As marcas mais usadas no Brasil são Canon e Nikon, com assistência técnica fácil. Outras como Sony, por exemplo, estão aqui, mas não tem boa assistência técnica no país.
Uma curiosidade (interessante) sobre este tipo de visor:
No momento do click, o espelho que leva a imagem ao seu olho precisa subir, para que a imagem alcance o sensor da câmera.
Por isso, no exato momento do registro, você não vê o que está fotografando. Fica cego, cega enquanto a imagem é registrada.
As câmeras Sem Espelho, mais conhecidas pelo nome inglês Mirrorless, são mais recentes.
Elas já nasceram digitais. Por não precisarem do jogo de espelhos para levar a imagem até seu olho, são menores, mais leves e mais silenciosas. Fuji e Sony foram as marcas que embarcaram primeiro neste modelo. Mas Nikon e Canon, apesar do atraso, estão vindo com mais força para competir.
O visor das Mirrorless usa uma tela de cristal líquido, que recebe a imagem diretamente do sensor.
Algumas pessoas que sempre usaram câmeras reflex podem ter dificuldade de se adaptar a esse visor. No início não eram muito bons. Mas hoje em dia tem resolução e qualidade excelentes.
Por usarem duas telas de cristal líquido, uma para o visor e uma para a parte de trás da câmera, as Mirrorless usam bastante bateria.
Por isso, considere ter pelo menos duas baterias. E ao sair para fotografar, lembre: Baterias cheias e cartões vazios.
As câmeras híbridas ou Bridge ou Superzoom também nasceram digitais.
As câmeras Híbridas, são modelos mais simples, que não permitem a troca de lentes. Os sensores são menores que os das DSLR e Mirrorless. O nome Bridge foi dado a elas porque são uma ponte entre as compactas e as DSLR.
Essas câmeras podem ter lentes zoom poderosas, indo até 125 vezes de magnificação.
Por isso, e por terem preços mais em conta, essas câmeras são muito utilizadas por quem precisa de zooms poderosos com bom custo-benefício.
Lembre-se. Cada modelo de câmera atende melhor um tipo de fotografia que você queira desenvolver. Informe-se sobre isso na hora de comprar.
E nunca se esqueça, a melhor câmera é aquela que está em suas mãos!